Quais as vantagens de ter um administrador de banco de dados?

Quais as vantagens de ter um administrador de banco de dados

Toda empresa, grande ou pequena, possui informações sigilosos e de alto valor financeiro. Portanto, é fundamental que as empresas — que prezam pela informação — contem com um administrador de banco de dados (database administrator ou DBA), pois é este profissional que garante a integridade, segurança e disponibilidade dos dados.

Mas, quem é esse profissional? O administrador de banco de dados faz parte da área de Tecnologia da Informação, capacitado para:

  • Programar, desenvolver e otimizar de sistemas de banco de dados;
  • Monitorar informações;
  • Entregar relatórios e documentações do sistema;
  • Criar diretrizes de segurança;
  • Analisar a estrutura de servidores;
  • Garantir a disponibilidade dos dados (evitando problemas como perda e duplicidade, por exemplo).

A seguir, apresentaremos 4 vantagens que explicarão como um administrador de banco de dados pode contribuir para os processos de negócios. Confira!

1. Proteção contra roubo e violação de dados sigilosos

Uma das principais vantagens da administração de banco de dados é a proteção, afinal, o amplo crescimento da tecnologia está ganhando proporções antes difíceis de se imaginar. E tamanho crescimento traz consigo alguns “vilões”, que são os hackers e crackers interessados em invadir sistemas, seja para roubar dados ou provocar a perda dos mesmos.

O administrador de banco de dados será o responsável pela segurança do banco de dados. E como este profissional fará isso? Será por meio de algumas práticas, como a criação de uma rotina de backup, estabelecimento de níveis de acesso e o monitoramento contínuo do sistema com vista em detectar vulnerabilidades, assim planejando, criando e executando métodos e diretrizes de segurança para blindar o sistema.

2. Alta disponibilidade de informações

A responsabilidade em trabalhar com banco de dados é muito grande, pois, como os sistemas de TI são complexos e passíveis de erros, é comum que os dados se encontrem indisponíveis. Dentre as maiores razões que levam a esse tipo de ocorrência, estão:

  • Registros duplicados no banco de dados;
  • Perda de dados;
  • Falhas críticas de hardware, software e redes;
  • Erros de configuração.

O administrador de banco de dados também tem como funções: a recuperação do banco em caso de falhas; criar e abrir o banco de dados e avaliar os requisitos de hardware do servidor; e todas essas funções influenciam na disponibilidade de dados.

3. Manutenção do Banco de Dados

O que todo usuário de aparelhos de alta tecnologia, como smartphones, sabe muito bem a necessidade em fazer atualizações do sistema operacional. Da mesma forma, os sistemas de banco de dados precisam passar por atualizações ou migrarem para outra plataforma.

Diante de uma situação como essa, é imprescindível contar com um administrador de banco de dados. Isso porque o profissional é capacitado para escolher os melhores métodos e roteiros de atualização, concluindo o upgrade sem que haja futuros conflitos.

4. Otimização de processos

Contar com informações em plena disponibilidade e integridade, dados bem geridos e uma resposta rápida às solicitações de usuários — mesmo que uma informação seja acessada em múltiplas instâncias —, são algumas das maiores vantagens adquiridas ao se extrair o melhor de um sistema de banco de dados. Sendo assim, a presença de um administrador de banco de dados é capaz de promover uma otimização geral de processos.

Gostou das vantagens em contar com um administrador de banco de dados? Deseja receber mais conteúdos como esse com maior comodidade? Siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn!