Quais são os cuidados essenciais para a segurança no banco de dados?

segurança no banco de dados

Até pouco tempo atrás, a segurança no banco de dados não era uma prioridade nas empresas, mas com a sofisticação e avanço das ameaças online, as organizações passaram a se preocupar mais com possíveis vazamentos de dados e invasões.

Os gestores de TI e donos de negócio sabem que os dados de uma empresa são o seu bem mais valioso. Quer saber como proteger o banco de dados da organização? Então veja os 4 cuidados essenciais e mantenha as informações da empresa sempre seguras:

1. Faça um backup de dados com frequência

Toda empresa precisa fazer o backup de dados com uma determinada frequência. Afinal, caso haja alguma falha no sistema ou queda de energia elétrica, é possível recuperar o que foi perdido.

Muitos sistemas em nuvem já contam com um processo de backup em seus planos corporativos, o que é importante para manter a segurança no banco de dados da empresa, que fica protegido pelo antivírus do próprio sistema e imune a vazamentos, caso ocorra qualquer tipo de situação de contingência.

2. Use criptografia para aumentar a segurança no banco de dados

Uma forma de aumentar a segurança no banco de dados da empresa é apostar na criptografia de dados. A partir dela, só quem tem acesso consegue visualizar os dados, sem a ameaça de ser interceptado por hackers e pessoas mal intencionadas.

A criptografia é um item de segurança essencial para as empresas de TI para proteger o banco de dados, já que permite que apenas as pessoas autorizadas acessem e manipulem as informações corporativas — o que evita problemas com vazamentos e diminui as vulnerabilidades da segurança da informação da organização.

3. Utilize softwares em nuvem

Os softwares em nuvem ganharam espaço no mercado graças a seu sistema seguro, de fácil utilização e que, em muitos casos, ajuda a reduzir os gastos com TI.

Quando a empresa coloca o seu banco de dados na nuvem, ela protege todas as suas informações sem a necessidade de aumentar sua infraestrutura física e investir pesado. Basta pagar uma mensalidade baixa e as informações ficam totalmente protegidas.

Além disso, a computação em nuvem oferece maior flexibilidade e escalabilidade para o banco de dados corporativo.

4. Aposte na emissão de relatórios

Para saber se os backups da empresa são de fato realizados, é essencial que o gestor de TI tenha acesso aos relatórios, que funcionam como um alerta de que as cópias de segurança foram realizadas com sucesso.

Muitas organizações não conferem se o backup está em dia e, quando há uma situação de emergência, acabam perdendo dados importantes e tendo grandes prejuízos.

Portanto, a emissão de relatórios proporciona ao gestor um maior controle da situação, já que, a partir dele, é possível saber dia, data e hora dos backups realizados.

As quatro soluções acima garantem um ambiente de maior disponibilidade e flexibilidade, rotinas automatizadas e de maior confiabilidade, minimizando os riscos de perda de informações e garantindo a segurança no banco de dados da empresa.

Gostou do nosso artigo? Tem alguma dúvida ou sugestão com sobre o tema? Então entre em contato com a Polo iT e veja como podemos ajudá-lo!