Segurança de dados na empresa: saiba como otimizá-la

Segurança de dados na empresa

À medida que a tecnologia da informação avança, mais diversificadas se tornam as rotas de acesso aos dados sensíveis das organizações, como salários, planejamento estratégico, relatórios financeiros, projetos confidenciais, entre outros.

O acesso à rede por diferentes hardwares — smartphones, tablets, notebooks e computadores convencionais —, diferentes infraestruturas com redes locais e remotas, computação na nuvem pública ou privada, sistemas operacionais variados: tudo isso vem tornando a demanda por segurança de dados na companhia uma tarefa cada vez mais crítica.

Neste post, mostraremos a você como otimizar a segurança de dados na empresa. Fique atento às nossas dicas e aproveite os benefícios!

Política de segurança de dados na empresa  

Regras de criação e proteção de senhas, bloqueio de tela, cuidados com downloads, conhecimentos sobre ameaças cibernéticas e normas de conduta para evitar a indisponibilidade de serviços, invasões e perdas de dados são alguns dos principais assuntos a abordar na política de segurança de dados da sua organização.

Essa política precisa ser divulgada frequentemente por meio de treinamentos sistemáticos dos usuários de TI, e deve ser atualizada de forma periódica para ficar adequada aos novos cenários que vêm se configurando.

Servidores seguros

Servidores seguros precisam estar em área de acesso restrito para coibir ataques presenciais. Nesse contexto, eles precisam dispor de:

  • mecanismos de autenticação múltiplos: chave de acesso, biometria, assinatura digital e senhas fortes;
  • barreiras lógicas: firewalls, protocolos de segurança, detectores de intrusão, filtros anti-spam, fuzzers, analisadores de códigos e mecanismos de validação da autenticidade e integridade de dados;
  • mecanismos de backup de dados: garante cópias de segurança das bases de dados e arquivos empresariais.  

Criptografia

Os sistemas de criptografia de dados transformam os pacotes de dados em um conjunto indecifrável de códigos e somente podem ser acessados por pessoa autorizada, que tenha a senha para abertura do arquivo.

A criptografia pode ser aplicada a dados que circulam por e-mails ou que estejam armazenados em computadores locais, smartphones e notebooks ou nas bases de dados do servidor de storage.

Termo de Confidencialidade

Uma das medidas mais importantes para proteção contra vazamentos de dados é estabelecer um termo de confidencialidade de dados formal com todos os colaboradores empresariais, sejam estes empregados, terceirizados, fornecedores ou clientes.

O termo deve abranger todos aqueles que tenham acesso a dados sigilosos, protegendo tanto o administrativo quanto o aspecto legal da questão.

Gestão de dados

A gestão de dados determina como esses ativos organizacionais serão capazes de gerar resultados. Ela se preocupa em garantir a infraestrutura necessária para o seu armazenamento adequado, disponibilizando mecanismos de acesso rápido.

Dessa forma, será possível respeitar regras de permissão para sua manutenção com tratamento conveniente, gerando coerência na sua indexação e organização a fim de preservar sua segurança.

Além disso, a segurança de dados na empresa deve prover proteção para os dados e informações durante todo o seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição), de modo a atender regras de negócios internas e requisitos legais, contratuais e outros fatores acordados pela organização.

A segurança de dados na empresa é um assunto estratégico, pois é ela que assegura a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados e informações tão essenciais para as atividades da organização. Por isso, vale a pena investir em todos os mecanismos e conhecimentos necessários para otimizá-la!  

E você, já adota práticas para otimizar a segurança de dados na empresa? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!