Qual o custo da indisponibilidade de sistema para sua empresa?

custo da indisponibilidade

De uma forma ou outra, a grande maioria das empresas de hoje precisam da tecnologia para operar as tarefas diárias, seja ao realizar uma venda ou para garantir a qualidade do banco de dados. Mas você já imaginou qual seria o custo da indisponibilidade de sistema na sua atividade?

Para apresentar números globais sobre esse problema, recorremos ao estudo encomendado em 2016 pela instituição suíça Veeam Software, que entrevistou gestores de TI em cerca de 24 países, inclusive o Brasil. Os resultados foram preocupantes: o prejuízo atinge a escala de US$ 16 milhões por ano.

Pensando nessas questões, listamos aqui os principais aspectos sobre a indisponibilidade para entender como ela pode afetar o desempenho da sua empresa. Acompanhe!

O que causa a indisponibilidade de sistema?

Assim como qualquer processo tradicional, o sistema e as tecnologias da empresa também são suscetíveis a falhas. O que muitos profissionais não sabem é que existem métodos eficientes para mitigar essas chances.

Antes de continuar, veja as 4 principais causas que podem prejudicar o fluxo natural da rede corporativa:

  • Problemas de hardware: quando recorrente, pode implicar em graves prejuízos.
  • Erros humanos: quase 1/4 das causas de indisponibilidade se dá por falta humana.
  • Falhas no software interno: principalmente quando não são devidamente atualizados.
  • Causas externas: são pouco frequentes.

Como mensurar os prejuízos

Será preciso contextualizar como ocorre o uso da tecnologia para a realidade de cada empresa, considerando que o valor está atrelado à experiência do cliente ou a própria produtividade dos funcionários.

Veja alguns exemplos:

E-commerce

Essencialmente regido pela tecnologia, a indisponibilidade de sistema para um e-commerce fará com que o consumidor se depare com uma trava para efetuar o pagamento. O prejuízo é calculado pelo congelamento das negociações.

Escritório RH

O banco de dados é a base para desempenho das atividades no setor de RH. O custo da indisponibilidade é alto, já que afeta a produtividade dos funcionários e impede a execução da maioria dos serviços.

Segurança da informação

Os dados da empresa são ativos extremamente valiosos para o sucesso do negócio. Nesse contexto, o risco de exposição por invasores é consideravelmente maior em um sistema instável e sem a supervisão de profissionais qualificados.

Gerenciar a qualidade dos softwares de proteção deve ser ainda maior, principalmente para as atividades que administram dados sigilosos, utilizam servidores na nuvem ou fazem registro de informações dos clientes.

Invista em soluções especializadas

A melhor forma de evitar que o negócio acabe dominado pela indisponibilidade de sistema é buscar uma solução especializada e que possa atender às demandas do seu banco de dados, sempre com foco em melhorar a experiência dos consumidores em relação ao serviço que sua empresa oferece.

Esse tipo de ferramenta é preparada para monitorar e automatizar a rede corporativa, uma vez que amplia o controle do gestor sobre os serviços, alertando sobre qualquer oscilação do sistema. A estratégia permite até mesmo a previsão dos acidentes, com resolução em tempo mínimo.

E então, leitor? Quer saber mais sobre como melhorar os serviços de TI? Curta nossa página do Facebook e confira o que preparamos para você!