Como aumentar a produtividade do setor de TI? Entenda!

produtividade do setor de TI

O setor de TI possui um papel estratégico na rotina de uma empresa. A maneira como as atividades de técnicos e analistas são definidas afetará todos os processos internos, uma vez que a tecnologia está profundamente integrada à cadeia operacional de uma companhia moderna.

O gestor de TI deve estar atento a abordagens que possam maximizar a produtividade do seu setor. Dessa forma, times podem atender a um número maior de demandas, eliminando erros e melhorando o funcionamento dos sistemas corporativos.

Veja abaixo 4 formas de atingir esse objetivo:

1. Treine profissionais

O treinamento dos times de suporte e manutenção de hardware deve ser feito regularmente, garantindo que os profissionais trabalhem por meio de processos bem definidos. O gestor de TI precisa se reunir com o seu time para repassar boas práticas, novas normas de trabalho e políticas internas.

Isso permite que todas as atividades do setor relacionadas à manutenção da infraestrutura de TI e dos serviços digitais sejam realizadas a partir de um conjunto de regras unificadas, que evita erros e mantém a produtividade elevada.

2. Saiba dar feedbacks

Os feedbacks são práticas que facilitam as rotinas de trabalho e, consequentemente, o aumento da produtividade no setor de TI. Utilizando métricas e demais técnicas de avaliação de performance, o gestor de TI encontrará erros e práticas com baixa performance.

Uma vez que os dados de cada time e profissional tenham sido levantados, o gestor deve analisar as informações e identificar o que pode ser otimizado. As possíveis melhorias devem ser repassadas para cada pessoa e o seu impacto verificado regularmente, de forma que o fluxo de trabalho do setor sempre seja de alta qualidade.

3. Automatize rotinas

A automatização operacional pode ter um grande impacto nos índices de produtividade de uma equipe. Eliminando tarefas repetitivas, o gestor consegue otimizar o fluxo de trabalho do seu time, priorizando processos críticos ou projetos internos. Além disso, erros e custos operacionais são reduzidos, melhorando a performance geral da área.

No ambiente de TI, isso pode ser atingido com o auxílio de ferramentas de monitoramento, scripts e sistemas de alertas. Backups, por exemplo, podem ser realizados automaticamente, sem a interferência humana.

Com essas ferramentas bem utilizadas, o setor ganhará capacidade de responder problemas com agilidade e com uma política de manutenções proativa, diminuindo o seu impacto nos resultados da empresa.

4. Crie mecanismos de comunicação para integrar a equipe

Ter times integrados não só aumenta a produtividade no setor de TI, mas também o nível de colaboração e a inovação interna.

Técnicos e analistas podem trocar dados relevantes a qualquer momento, reduzindo o número de falhas causadas por problemas de comunicação. Ao mesmo tempo, times atuarão lado a lado para garantir a aderência a prazos e vão bater metas com facilidade.

Para manter equipes integradas, novas metodologias, como o DevOps, podem ser implantadas ao setor, lado a lado com a computação na nuvem. Elas são inspiradas na filosofia ágil para unir equipes de diferentes áreas e aumentar os índices de produtividade do setor de TI. Assim, prazos são atingidos com rapidez e segurança.

Curtiu as nossas dicas para aumentar a produtividade no setor de TI? Quer receber outros conteúdos como esse em primeira mão? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do blog diretamente no seu e-mail!

Assine nossa newsletter!