Quais são as principais vantagens da virtualização do banco de dados?

Embora seja um assunto falado há algum tempo, a virtualização do banco de dados ainda é algo que assusta alguns gestores de TI. O “nome” pode indicar que o procedimento é algo complicado e que apenas grandes empresas podem adotar, mas na verdade ela também funciona muito bem para pequenas e médias empresas!

Quer saber como um ambiente virtual pode auxiliar a sua instituição? Então veja alguns benefícios neste artigo!

Otimização da infraestrutura

A virtualização do banco de dados trará uma enorme economia para aquelas empresas que requerem dois ou mais servidores para funcionar normalmente. Afinal, a partir das máquinas virtuais, apenas um deles pode ter vários sistemas e alguns dos principais fornecedores das máquinas ainda oferecem licenças gratuitas para seus softwares de virtualização!

Mas aí você pode pensar que a compra de um único servidor robusto com grande capacidade de processamento, disco e memória é muito cara e pouco vantajosa. Pelo contrário! Adquirindo um servidor de médio porte em vez de seis de pequeno porte, a sua instituição terá uma economia inicial de 70% do valor total!

Suporte e manutenção simplificados

Com a virtualização do banco de dados você não precisa parar a rotina de algum setor para fazer manutenções pontuais. A partir das máquinas virtuais, você pode migrar os programas entre servidores online sem paralisar nenhum serviço, mesmo em upgrades de firmwares!

Algum suporte que seja mais difícil também pode ser feito por meio da “suspensão” de um ambiente virtualizado antes do hardware parar. Quando a máquina pronta para o trabalho e com tudo terminado, basta carregá-la do ponto em que foi paralisada. Além disso, ainda é possível fazer uma migração entre servidores antigos e novos até que tudo seja reinstalado e configurado.

Backups Facilitados

Caso haja algum problema inesperado em um servidor físico, diversos detalhes relativos ao backup, imagens do sistema operacional, atualizações etc devem ser pensados. Além disso, você precisará correr contra o tempo para que toda a rotina de trabalho volte ao normal o mais rápido possível.

Através da virtualização do banco de dados, tudo será facilitado pois existe a HA (High Avaliability), um recurso contra falhas físicas que possibilita a ligação automática da máquina virtual em outro servidor assim que o problema acontece. Caso prefira, por meio de outras ferramentes — como o VMware VDP — ainda é possível fazer um backup do ambiente virtual e transferi-lo para outro Data Center. Tudo feito com extrema rapidez!

Apoio ao meio ambiente

Ter uma “visão verde” é algo importante para qualquer empresa. Afinal, apoiar ideias sustentáveis não é bom apenas para as gerações futuras, mas também para a imagem da empresa. Sendo assim, podemos pensar que a virtualização do banco de dados é de grande valia devido à economia de energia e aumento da vida útil dos servidores.

Primeiramente, é possível configurar o desligamento de hosts da máquina virtual durante períodos de pouco trabalho, como nos fins de semana. Assim, o ambiente não precisará ser tão refrigerado — o que também economiza a energia — e resultará num ganho de vida útil dos servidores. E mais: como existirão menos deles, a quantidade descartada será menor. Ou seja, quando pararem de funcionar, pouco material tóxico irá ao meio ambiente.

Certamente, a virtualização do banco de dados facilitará o seu trabalho reduzindo a carga de atividades do seu dia a dia e, claro, otimizará a infraestrutura da empresa. Gostou? Então compartilhe a informação nas redes sociais e espalhe essa facilidade entre os seus amigos!