O que fazer quando ocorre a perda de dados na empresa?

perda de dados na empresa

Hoje, é essencial que todo empreendedor ou gestor conte com uma boa estratégia contra a perda de dados na empresa. Afinal, sabendo como reduzir esse tipo de risco e recuperar dados perdidos, o gestor se torna capaz de “sobreviver” a um desastre de TI e voltar rapidamente aos trilhos.  

A perda desses dados é um grande problema para os negócios, mas existem soluções práticas que permitem eliminar o risco. Neste artigo, apresentaremos as principais formas de prevenir a perda de dados na empresa e mostraremos como recuperá-los caso ocorra um imprevisto. Acompanhe!

Entenda por que ocorre a perda de dados na empresa

Um processo de proteção de dados deve incluir algum tipo de aplicativo de backup e um dispositivo de armazenamento secundário. Obviamente, o objetivo desse processo é garantir que a perda de dados não ocorra. 

Uma pesquisa da Kroll OnTrack descobriu que apenas 63% dos profissionais de TI veem a perda de dados como a preocupação número um. Esses processos estão caindo em desuso. Há diversas causas para que isso ocorra:

  • falha humana;
  • falha na segurança;
  • dados corrompidos, softwares com bug, falha de hardware;
  • componentes perdidos;
  • falha na infraestrutura, como uma queda de energia muito longa;
  • desastres internos como incêndios;
  • desastres naturais como enchentes, terremotos e furacões.

Previna a perda de dados

Entenda que sua empresa não funcionará de forma tão eficiente quanto antes da falha ter ocorrido, independentemente de seu procedimento de recuperação de dados.

Você vai começar a perder dinheiro e sua reputação será danificada. A gravidade do dano dependerá também da velocidade de seu processo de recuperação, mas os problemas serão inevitáveis.

Perder dados é uma das poucas coisas que podem afetar drasticamente seus negócios. Como proprietário de uma empresa, você deve agir preventivamente para evitar um desastre de TI em seu sistema.

Ter servidores capazes de comportar as cópias de todos os dados valiosos, além de mantê-los longe dos servidores de produção, são medidas simples que podem facilitar a recuperação posterior.

Sua empresa não terá chance de restaurar dados sem um bom plano de backup de dados. Se feitos de forma ocasional e aleatória, não farão o trabalho de cuidar de todos os dados da sua companhia.

Veja que a perda de dados não é necessariamente permanente

A maioria dos casos de falha não destrói todos os dados no disco e grande parte dos dados é recuperável.

Os serviços mais completos de recuperação de dados profissionais são capazes de recuperar dados de unidades com falhas mecânicas, eletrônicas e de firmware. Os esforços profissionais abrangentes incluem restauração de unidade, criação de imagens de disco e recuperação de dados.

Proceda corretamente quando discos forem danificados

Após um desastre de TI, verifique os backups para determinar se os dados perdidos podem ser restaurados para o sistema. Com um protocolo de backup de qualidade e abrangente, você será capaz de voltar à pista e superar o desastre de forma rápida e eficiente.

  • Se a falha estiver definitivamente relacionada ao sistema de arquivos, e não a uma falha de hardware ou de firmware, é possível que os dados sejam recuperáveis por meio de um software de recuperação.
  • Nunca abra uma caixa de unidade. Ela só deve ser aberta em um ambiente limpo. Qualquer outra exposição resultará na destruição da camada magnética do disco, ocasionando a perda completa dos dados.
  • Não tente “reparar” setores defeituosos ou ler dados desses setores usando o software de recuperação de dados em um disco com falha. Isso vai substituir os dados subjacentes ou resultar na perda de dados.
  • Em casos de danos causados ​​por água, incêndio ou vandalismo, não tente ligar um sistema que contenha dados críticos. Isso pode destruir a camada magnética do disco e fazer com que os dados não sejam recuperáveis.

Recuperação de desastres não é uma opção

Recuperação de desastres é um requisito para quase qualquer organização de qualquer tamanho. Ter um pensamento real sobre o que vai acontecer se houver um desastre real pode evitar imensos transtornos e prejuízos futuros.

Agora que você já sabe o que fazer em caso de perda de dados na empresa, que tal continuar acompanhando outras dicas sobre TI? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades do blog diretamente no seu e-mail!