5 dicas para superar os desafios da integração de sistemas

Banco de dados vs Sistemas: 5 dicas para superar os desafios da integração

Muitas vezes, uma solução requer o uso de vários sistemas, sendo que a integração com banco de dados é uma das principais. Caso ela seja mal feita, pode causar a ineficiência do seu sistema, com um aumento dos custos de processamento, manutenção e até mesmo prejuízos financeiros. Uma integração bem-feita, portanto, é a chave da criação de produtos mais eficazes, seguros e com uma alocação melhor de recursos.

No post de hoje vamos dar 5 dicas de como aperfeiçoar a integração de sistemas na sua empresa. Confira!

Monitore o sistema de forma consistente

Uma das tarefas mais subestimadas, o monitoramento do sistema ajuda a identificar inconsistências e a forma como os recursos são utilizados. Não adianta manter logs dos sistemas se não há nenhuma forma de controle.

Ao fazer checagens periódicas do seu sistema, pode-se perceber problemas mais cedo e tomar ações como:

  • Evitar que o banco de dados use os recursos em excesso;
  • Detectar e corrigir problemas mais rapidamente;
  • Garantir o funcionamento do backup;
  • Realizar o expurgo na base de dados.

Esteja atento às atualizações

O mercado de TI se atualiza com mais frequência do que qualquer outro, assim como a área de banco de dados. As atualizações dos sistemas incluem melhorias importantes relativas à segurança e desempenho, que são necessárias para manter a qualidade do seu serviço.

Muitas vezes, as empresas buscam economizar comprando recursos ultrapassados ou que não são adequados para o serviço. No entanto, essa economia inicial aumenta os custos em longo prazo, uma vez que prejudica o desempenho e abre vulnerabilidades para possíveis ataques.

Realize manutenções periódicas na integração de sistemas

Ao atualizar outros sistemas da empresa, é importante lembrar-se de como eles são integrados com o banco de dados. Essas mudanças nos sistemas podem causar lentidão nas operações do banco ao longo do tempo. Da mesma forma, ao atualizar seu banco de dados, podem surgir incompatibilidades com os sistemas que prejudicam o serviço.

Para corrigir essas inadequações, é preciso realizar manutenções periódicas na forma como os sistemas estão integrados. Por meio disso, também se pode descobrir que certas operações realizadas pelo banco ou campos de tabelas se encontram inutilizados e melhorar o desempenho do sistema com pequenos ajustes.

Crie uma estratégia de backup confiável

Os dados de um banco são de extrema importância para uma empresa, por isso, a perda ou a inconsistência de alguns pode causar grande prejuízo. Na maior parte do tempo, o backup só é lembrado quando alguém precisa dele — e aí não há mais volta.

As razões pelas quais se pode precisar de um backup são as mais diversas, desde problemas no sistema até erros graves dos usuários. Então, não deixe de fazê-lo!

Contrate serviço especializado

Os sistemas de bancos de dados têm certo grau de especificidade que requer um profissional especializado, o administrador de banco de dados (DBA). Esse profissional está capacitado para realizar o monitoramento, atualização e traçar políticas de segurança, garantindo a eficiência.

Os serviços de consultoria também são um grande aliado na hora de melhorar a integração dos sistemas. Por meio de uma análise aprofundada do estado atual dos serviços da empresa, uma consultoria pode auxiliar a conduzir mudanças importantes para melhorar o desempenho e reduzir custos.

Quer saber mais sobre como melhorar a integração de sistemas? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro dos nossos próximos posts!