6 dicas para implementar a inovação nos processos de TI da sua empresa

inovação nos processos de TI

Quando se pensa em inovação, há que se pensar em geração de valor! A inovação tem que resultar em uma melhoria tecnológica de um produto ou serviço ou em uma mudança do modelo de negócio e, sempre, trazer ganhos para a empresa e seus clientes internos — colaboradores da empresa e/ou clientes externos — e consumidores/contratantes dos produtos e serviços. Os processos de TI impactam diretamente esses dois clientes, portanto, é preciso inovar pensando nestes dois públicos.

Inovar é a chave para se manter no mercado, especialmente na área de TI, na qual as tecnologias evoluem continuamente. É uma estratégia imprescindível para as empresas e pessoas que querem ter um diferencial. Veja nossas dicas para inovar mesmo quando a verba estiver curta:

Associe-se

Participe de fóruns de discussão na internet e/ou de grupos de estudos presenciais e gratuitos. Nesses círculos de convívio, é mais fácil ter acesso a tendências ou gerar insights a partir das ideias, conhecimentos e experiências compartilhadas.

Procure programas de integração universidade/empresa e estude a viabilidade de realizar parcerias. Os meios acadêmicos são fortes geradores de inovações que podem ser aproveitadas comercialmente.

Formalize um grupo de inovação

Negocie com sua diretoria a criação formal de um grupo de gestão de inovação, composto por colaboradores criativos e voluntários. Assim, essa cultura ganha impulso dentro da empresa.

Esse grupo deve ter um cronograma bem definido de reuniões para criar, selecionar, implementar, testar e validar ideias inovadoras para a empresa.

Participe de feiras e eventos de tecnologia

As feiras e eventos trazem muitas informações e demonstrações que podem ser absorvidas ou adaptadas pela sua empresa. Além disso, te colocam em contato com outras pessoas e permitem um rico debate de ideias.

Planeje a inovação

Negocie a inclusão de uma verba para inovação e para premiação de ideias inovadoras no planejamento orçamentário anual da sua organização. Encoraje seu time de TI a pensar fora da caixa!

Agregue novas tecnologias ao seu trabalho

Terceirize alguns serviços de TI, por exemplo: cloud computing (computação na nuvem), administração de banco de dados e data center. Com isso, os custos de TI são reduzidos e sua equipe fica mais livre para alinhar estratégia e inovação.

Faça cursos gratuitos e online

A internet tem muito conteúdo gratuito sobre inovação. Dentre eles, podemos citar o curso “Ferramentas práticas de inovação: inovar para se diferenciar” promovido pela Endeavor Brasil, entidade sem fins lucrativos que incentiva o empreendedorismo.

Os processos de TI precisam ser inovados continuamente para garantir a sobrevivência e sustentabilidade do negócio, agregar valor aos processos — tornando as operações mais rápidas e intuitivas —, gerar novos produtos (como plataformas de serviços e app) e otimizar os níveis de serviços da organização. Tudo isso aumentará a satisfação dos clientes internos e promoverá a retenção dos clientes externos, gerando retorno financeiro por meio da redução de custos ou da geração de lucro com ideias inovadoras.

Siga nossas dicas e suas fontes de ideias se multiplicarão exponencialmente! Consequentemente, a TI fortalecerá sua presença na estratégia do negócio.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Ajude-os a inovar!