Gestão de infraestrutura de TI: como funciona e quais são os benefícios?

Gestão de infraestrutura de TI

O setor de TI conquistou uma importante posição na última década. Hoje, o departamento deixou de servir as empresas com foco apenas em “apagar incêndios”, assumindo um papel de protagonismo na tomada de decisões estratégicas e pertinentes ao crescimento do negócio no mercado.

Fatores como a notável evolução tecnológica e a popularização da internet têm contribuído diretamente para o crescimento e valorização do setor de TI nas empresas. Afinal, o empreendedor moderno é consciente de que, sem inovação, seu negócio corre riscos diante da concorrência.

Quer entender como funciona esse setor e por que ele é fundamental para o seu negócio? Então acompanhe o post de hoje:

O que é gestão de Infraestrutura de TI?

É cada vez mais comum que empresas contratem ou terceirizem uma equipe específica de gestão de infraestrutura de TI. O objetivo é contar com uma equipe especializada que atenda necessidades ou preste serviços relacionados à tecnologia e processamento de informações.

Esse serviço envolve uma série de aspectos. De forma resumida, o principal intuito da equipe de gestão de TI em uma empresa é alinhar as estratégias de negócio à utilização de recursos tecnológicos.

Como ela funciona?

Geralmente, a empresa implementa um departamento específico, conhecido como Help Desk ou Suporte Técnico. Sua função é auxiliar os demais setores a adotar melhores práticas ao utilizar ferramentas computacionais e tecnológicas.

Entretanto, uma equipe de TI eficiente não fornece apenas um apoio momentâneo. Ela também deve se preocupar em:

  • criar soluções reais para os problemas cotidianos;
  • desenvolver as potencialidades da empresa;
  • não utilizar uma linguagem própria que exclui os usuários e a diretoria;
  • desenvolver métricas que visam otimizar o desempenho da empresa como um todo;
  • estimular o crescimento individual do usuário ao invés de criar dependentes.

Quais são suas principais vantagens?

Otimiza a produtividade da empresa

A equipe que realiza a gestão de infraestrutura de TI é capaz de mapear situações de risco e controlá-las para evitar o desperdício de tempo da equipe e recursos da empresa, otimizando, consequentemente, sua produtividade.

Aumenta a vida útil dos equipamentos

Uma equipe especializada em TI consegue implementar as melhores práticas de utilização e conservação dos equipamentos de informática da empresa, desligando os computadores corretamente, evitando o super aquecimento dos componentes internos e consumindo menos energia. 

Dessa forma, os equipamentos terão o seu tempo de vida útil estendida significativamente.

Reduz custos

Ao priorizar equipamentos com tempo de vida útil estendido, redução de consumo de energia e integração de práticas de uso que visam conservar tanto o hardware quanto o software, há uma redução exponencial de custos na empresa, sejam com manutenção, reposição e contas de consumo.

Encontra soluções de forma ágil

A equipe de gestão de infraestrutura de TI possui pleno conhecimento sobre os ativos de hardware contidos no inventário da empresa. Caso ocorra alguma falha técnica, avaria, substituição ou problema relacionado a estes ativos, a equipe de TI estará habilitada a encontrar as melhores soluções em um período curto de tempo.

Permite total controle

A gestão de TI efetua um rígido controle sobre a política de utilização de equipamentos da empresa, evitando que softwares indesejados ou proibidos sejam utilizados, assim como o uso inadequado de hardware.  

Podemos concluir que a Gestão de Infraestrutura de TI não é apenas um setor de apoio às necessidades de uma empresa. Seus benefícios ao negócio não somente reduzem custos e otimizam a receita, mas também aumentam a produtividade da equipe como um todo, melhorando a busca por resultados positivos e gerando potencial de competitividade para a empresa.

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