Entenda como otimizar a gestão de TI da sua empresa

Entenda como otimizar a gestão de TI da sua empresa

Todo gestor de TI já deve ter percebido que os planos nem sempre dão certo e que algumas mudanças ao longo dos projetos são inevitáveis. Para alcançar sucesso nos empreendimentos e projetos, é preciso aprimorar as habilidades em gerenciamento e otimizar a gestão de TI, algo que envolve um ponto principal: lidar com pessoas.

Uma gestão inteligente tem foco em resultados, mas também em pessoas, afinal são elas que ajudam a conquistar esses resultados. Não há um modelo de gestão ideal pronto para a sua equipe, o que há são técnicas diversas e dicas para te ajudar na gestão de TI da sua empresa.

Nesse texto, vamos te dar dicas de como otimizar a gestão de TI da sua empresa, envolvendo principalmente os recursos humanos.

Escolha a metodologia mais apropriada

Nós sabemos como uma discussão para a escolha da melhor metodologia para gerenciar um projeto de TI pode ser difícil. Mas, para ajudar, saiba que boa parte delas possui elementos concretos que ajudam a alcançar os objetivos propostos.

O importante na hora da escolha da metodologia é compreender seus colaboradores e clientes. Assim, você vai conseguir decidir se é possível utilizar uma metodologia mais tradicional (em cascata) ou uma metodologia ágil, que ajuda a tornar as tarefas mais dinâmicas.

Depois disso, basta procurar manter a metodologia escolhida para garantir uma padronização no projeto.

Alinhe objetivos e expectativas

É preciso saber quais são as expectativas dos patrocinadores, dos clientes, dos fornecedores e das equipes. Esse é o passo inicial para evitar conflitos durante a execução do projeto.

É necessário realizar reuniões ou comunicados, isso porque o projeto costuma ter públicos que possuem expectativas diversas. Também é importante que todos saibam os escopos dos projetos, além dos detalhes das etapas dos processos em que elas estão envolvidas. Assim, todos compreendem a importância do trabalho.

Todo esse processo leva a uma dica muito importante: foco na comunicação.

Aprimore a comunicação em equipe

A falta de comunicação pode ser uma das grandes responsáveis pelo fracasso de projetos, então o que você pode fazer para evitar isso? Investir em todas as ferramentas que ajudem cada pessoa a entender sua parte no projeto e manter-se atualizada sobre o resultado dele. Isso requer, inclusive, utilizar todas as formas de comunicação necessárias, desde e-mails, redes sociais corporativas, até telefone.

Realize reuniões gerenciais para garantir uma comunicação eficiente. Elas servem para informar, atualizar, orientar, mas também para trocar ideias e sugestões. Afinal, um feedback honesto faz parte de uma boa comunicação.

Resumindo, todos os envolvidos no projeto devem se comunicar de forma clara, evitando ruídos.

Cuide dos prazos

Os prazos podem se tornar um quesito problemático na gestão de TI. Um planejamento não criterioso somado a uma alocação inadequada de colaboradores prejudica o andamento dos projetos.

Quem trabalha com projetos de TI sabe que é muito difícil que não haja nenhuma alteração nele. Por isso, é o gestor que tem que estar atento às demandas por mudança e tentar realizá-las em tempo hábil.

Todos esses trabalhos envolvem pessoas e, para ter um bom aproveitamento, é preciso que o gestor de TI planeje junto com a sua equipe sempre. Forme uma equipe focada, conheça os pontos de vista dos envolvidos e aprenda com eles. Só assim, é possível otimizar a gestão de TI verdadeiramente.

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