Como uma gestão de TI eficiente pode gerar vantagem competitiva para sua empresa?

Como uma gestão de TI eficiente pode gerar vantagem competitiva para sua empresa

A tecnologia da informação tem se desenvolvido cada vez mais e se tornado um setor mais estratégico, deixando de ser apenas a área responsável pelos cuidados com infraestrutura. A ideia é atuar de forma mais ativa, fornecendo suporte para outras áreas e aumentando a inteligência do negócio.

Pensando nisso, resolvemos explicar como uma gestão de TI eficiente pode ajudar a gerar vantagem competitiva para a sua empresa. Confira!

Gestão de TI eficaz é sinônimo de redução de custos

É consenso que um sistema de gestão, bem com outras soluções tecnológicas, ajudam na redução dos custos de uma empresa. Isso se dá pelo aumento da agilidade na execução dos processos, aumento da produtividade, redução de erros e necessidade de retrabalho, entre outras vantagens.

redução de custos ajuda a aumentar a vantagem competitiva pelo fato de aumentar a lucratividade da empresa ou pela possibilidade de a empresa oferecer preços mais atraentes aos seus clientes, atraindo mais atenção para o negócio.

Otimização de processos

Uma escolha adequada das soluções que serão implantadas na empresa influencia diretamente nos processos de trabalho. Isso se dá por meio do aumento da agilidade, aumento da segurança e confiabilidade das informações e automatização de atividades, por exemplo.

Além disso, sempre que um sistema está para ser implantado, deve-se mapear os processos, corrigir falhas e formalizar sua execução — o que, por si só, já otimiza a rotina de trabalho.

Análises mais apuradas das informações

O volume de dados e informações que uma empresa gera ao longo do dia é muito grande. Sem seu devido acompanhamento, muitos aspectos relevantes correm o risco de serem negligenciados. Com a adoção de soluções como o Big Data e o Business Intelligence, por exemplo, fica mais fácil armazenar, trabalhar e organizar esses dados.

O resultado disso é o acompanhamento mais eficaz de uma quantidade consideravelmente maior de informações.

Maior eficiência e eficácia na gestão

Com um suporte adequado da gestão de TI, é possível é possível otimizar  a utilização dos recursos — como tempo, mão de obra e materiais, por exemplo —, eliminando o desperdício e fazendo com que seja possível produzir mais, usando menos. Ao mesmo tempo, os resultados alcançados passam a ser mais satisfatórios.

Suporte na tomada de decisão

A organização das informações por meio dos sistemas, aliada à possibilidade de gerar relatórios, permite que os gestores acompanhem melhor seus processos e os resultados. Com isso, é possível identificar melhor os gargalos e elaborar ações mais precisas a respeito das correções e melhorias que devem ser realizadas.

Além do mais, isso permite redirecionar o planejamento e criar estratégias que sejam mais eficazes para alcançar as metas estabelecidas.

Uma gestão de TI atuando mais estratégica é capaz de enxergar melhor as melhores soluções de acordo com o modelo de negócio da empresa e de que forma elas podem beneficiar o negócio. Essa visão beneficia não só o setor, mas também todas as outras áreas e a empresa como um todo, principalmente quando se trata de aumentar a integração e a sinergia entre os times.

Ficou claro como a gestão de TI pode se tornar um diferencial para a empresa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas e informações como essas!