Saiba como aumentar a segurança de dados em sua empresa

Saiba como aumentar a segurança de dados em sua empresa

Muitos gerentes e gestores de TI têm dúvidas de como aumentar a segurança de dados na empresa. E, ao contrário do que parece, não é uma tarefa complicada, mas exige disciplina e organização por parte do responsável pela área, a fim de garantir o sigilo das informações corporativas.

Quer saber como aumentar a segurança de dados na empresa, mas não sabe por onde começar? Então veja essas 5 dicas que o blog da Polo iT preparou especialmente para você:

1. Invista na criptografia

Arquivos que contenham dados e relatórios altamente confidenciais, como projetos da empresa, movimentações bancárias, planos de ação, contratos com clientes e fornecedores, entre outros, devem ser protegidos por criptografia.

Isso é importante para evitar que qualquer pessoa tenha acesso aos dados, ainda que seja um colaborador da própria empresa. Com a criptografia, apenas pessoas responsáveis por essas informações, como funcionários de confiança, diretores, gestores e donos de negócio, conseguem ter acesso.

2. Adote o backup para aumentar a segurança de dados na empresa

Por mais segura que seja uma organização, ela não está livre de falhas e problemas inesperados em seus sistemas e bancos de dados. Por isso, é importante adotar o backup como uma política de segurança.

Com ele, é possível recuperar dados perdidos no caso de uma falha de servidor, na cloud ou no datacenter, por exemplo. Nesse contexto, o backup permite a recuperação de dados sem maiores danos para a empresa.

3. Faça um contrato de confidencialidade

Alguns colaboradores, pela natureza de seu trabalho, precisam ter acesso a dados sigilosos da empresa. Para evitar que ocorram vazamentos e até mesmo casos de espionagem industrial, é importante que as organizações façam um contrato de confidencialidade com esses funcionários.

O contrato faz com que essas pessoas tenham um maior comprometimento e cuidado na hora de lidar com informações confidenciais. Além disso, a empresa fica respaldada legalmente, caso ocorra um vazamento de dados ou algum tipo de problema ligado à segurança.

4. Oriente os colaboradores a criarem senhas fortes

De nada adianta a organização investir em um sistema de criptografia moderno se os colaboradores utilizam senhas simples e fáceis de serem descobertas, como data de nascimento, números de telefone ou o nome da mãe, por exemplo.

Por isso, o ideal é treinar e orientar os funcionários a criarem senhas fortes e difíceis de serem descobertas, usando a combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Além disso, é importante que essas senhas expirem de tempos e tempos, para que o funcionário faça a troca regularmente, dificultando a vida dos cibercriminosos.

5. Aposte na terceirização da gestão de dados

Nem todas as rotinas da área de TI precisam ser realizadas por equipe própria. Muitos processos, como: a elaboração de bancos de dados mais modernos, atualização de sistemas e de manutenção da infraestrutura de TI podem ser feitos por uma empresa terceirizada.

Além de diminuir os custos da empresa com a contratação de uma equipe própria para esse fim, apostar na terceirização da gestão de dados permite à empresa redirecionar seus planos de ação para novas estratégias de trabalho, aperfeiçoamento e aumento da produtividade na organização.

Saber como aumentar a segurança de dados na empresa é essencial para que ela cresça e seja cada vez mais forte e competitiva no mercado. Seguindo as dicas acima, certamente a organização vai se desenvolver muito mais, sem riscos à sua segurança.

Gostou do artigo de hoje? Ainda ficou algum questionamento sobre o assunto? Então deixe o seu comentário no post e a Polo iT esclarecerá todas as suas dúvidas!