6 competências importantes para um profissional de TI

Profissional de TI

A Tecnologia da Informação (TI) é uma área que está em alta no mercado atual. Consequentemente, em um ambiente cada vez mais competitivo, aumentam também as exigências das empresas em relação à TI.

Nesse contexto, os profissionais de TI precisam ter talento para crescer na carreira. Além disso, é necessário que eles desenvolvam novas habilidades técnicas ou mais subjetivas para desempenhar suas funções.

No artigo de hoje, listamos 6 competências fundamentais para todo profissional de TI. Continue a leitura!

1. Ser autodidata e atualizado

A área da tecnologia evolui constantemente, transformando a melhor inovação dos últimos meses em algo obsoleto em pouco tempo. Nesse cenário, o profissional de TI deve tirar proveito da internet e de revistas especializadas para se manter atualizado sobre as novas tecnologias e tendências do mercado. É necessário ser proativo e buscar conhecimento.

2. Ser criativo

Quem trabalha com TI precisa olhar para frente, tentando entender quais são as soluções cruciais para que a instituição cresça. Sendo assim, a criatividade acabou se tornando uma habilidade vista como essencial para esse mercado que muda tão rapidamente.

Afinal, é preciso observar o mundo ao seu redor com um olhar criativo, imaginando a resolução dos problemas. Apenas dessa maneira, as empresas conseguirão abrir vantagem em cima da concorrência, devido às inovações criadas por seus funcionários.

3. Saber programar e desenvolver aplicativos

Hoje, todas as empresas buscam colaboradores aptos a criar tecnologias que melhorem os seus processos. Portanto, entender alguma linguagem de programação é um grande diferencial para qualquer profissional de TI, mesmo àqueles que não atuem diretamente com o desenvolvimento. Afinal, alguém que trabalha com banco de dados e redes pode promover automação e escalabilidade, caso saiba programar.

4. Compreender o inglês

Compreender a língua inglesa é essencial, visto que a maioria das linguagens de programação, tecnologias e ferramentas são disponibilizadas nesse idioma.

Dessa forma, muitas instituições exigem o conhecimento fluente ou avançado da língua para que o profissional de TI consiga enfrentar os desafios da carreira.

5. Ter visão de negócios

Embora esta área seja mais exercida pelo alto escalão da empresa, atualmente, não basta entender apenas aquilo que é relativo à TI. Principalmente no âmbito da tecnologia, ter uma visão estratégica é essencial, pois você conseguirá gerenciar projetos, analisar as informações e os seus devidos indicadores, por exemplo.

Além disso, esse pode ser um fator determinante para alavancar a sua carreira, visto que a alta gestão das empresas está sempre em busca dessa competência. Afinal, o profissional de TI que pensa fora da caixa pode criar uma tecnologia que melhore o âmbito estratégico dos negócios.

6. Saber negociar

Seja para vender uma ideia para algum gestor ou gerente, tomar alguma decisão tecnológica e/ou estratégica ou até mesmo contratar um fornecedor, é preciso saber negociar independentemente da sua área de atuação.

Você irá se destacar bastante caso consiga chegar facilmente a um acordo que seja bom para os dois lados da moeda, podendo até mesmo ser promovido para algum cargo de gestão.

Como você viu, a tecnologia é uma área em constante evolução, e todo profissional de TI deve se manter atualizado e estudar para crescer na carreira.

Agora que você está por dentro das competências necessárias ao profissional de TI, que tal continuar se informando sobre outros assuntos da área? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe outras dicas exclusivas como estas!