Os 4 maiores erros em gestão de TI que sua empresa deve evitar!

Os 4 maiores erros de gestão de TI que sua empresa deve evitar

A área de TI deve ser ágil, dinâmica e estar atenta às mudanças do mercado de tecnologia constantemente. Mas não basta só isso para ser bem sucedida. De acordo com o Standish Group, apenas 29% dos projetos de TI são concluídos com êxito. Os erros que levam a isso podem envolver mau planejamento, falha na atenção aos prazos e falta de atualização. Para te ajudar a buscar o sucesso nos projetos, listamos aqui os erros em gestão de TI mais comuns e como você pode evitá-los ou consertá-los.

Falta de metodologia adequada

Um bom projeto começa com um bom planejamento, e para isso se tornar realidade é preciso definir uma metodologia desde o começo. Não ter uma metodologia bem desenhada gera retrabalho, compromete o prazo de entrega e aumenta o risco de algo dar errado.

Para evitar tudo isso, é primordial criar metodologias que definam o escopo, a programação, como será a alocação de recursos e como vai ser conduzida a comunicação com as partes envolvidas no projeto. A comunicação é um dos pilares do sucesso dos projetos e é por meio dela que todos estarão a par do andamento do projeto, de seus papeis dentro dele e de como andam os prazos.

Não cumprimento de prazos

Todos os membros da equipe devem estar cientes do tempo de cumprimento das atividades. Para isso acontecer de fato, faça um cronograma no começo do projeto e defina já as datas de vencimento das atividades.

Os prazos devem ser claros e estar bem especificados para todos os envolvidos. A falta de transparência atrapalha na hora de alocar recursos, gerenciar seu time e avaliar como será o resultado de eventuais mudanças.

Falta de atualização

A não atualização é um pecado em qualquer lugar, mas na área de TI, principalmente, é quase imperdoável. Essa é uma área muito dinâmica em que todos os dias aparecem novas tecnologias, por isso não devemos deixar que o comodismo tome conta da equipe.

Uma tecnologia que atende muito bem as necessidades da sua empresa hoje, pode estar defasada amanhã, por isso, não se prenda a uma tecnologia que não traz mais o resultado desejado. Não tenha receio de mudar.

O ideal é adotar uma estratégia que deixe a gestão de TI mais dinâmica, acompanhando sempre as novidades do mercado.

Brechas na segurança

Um ponto relacionado à necessidade de atualizações constantes é a segurança.

Uma brecha no sistema de informação e equipamentos pode ser fatal, causando danos a sua empresa. Dados de uma pesquisa feita pela McAfee em 14 países mostram que a falta de segurança já provocou muito prejuízo em diversas empresas. De acordo com a pesquisa, um terço das perdas de dispositivos móveis dentro da empresa as afetou financeiramente.

As brechas e formas de ataque mudam constantemente, e é preciso que a sua segurança evolua continuamente também, afinal, um pré-requisito básico para a área de TI é manter boas soluções de segurança.

Lembre-se sempre: identificar os erros de gestão de TI é o primeiro passo rumo a projetos bem sucedidos.

Pronto para aplicar essas transformações na prática? Assine a nossa newsletter e receba dicas de como melhorar sua gestão de TI.

Assine nossa newsletter!